Como estudar inglês em casa



Quando a pandemia começou e eu percebi que os quinze dias sem faculdade iriam se tornar meses, eu decidi que de uma vez por todas eu iria melhorar meu inglês.

Meu nível de inglês tava bem primitivo (achei isso um pouco engraçado, então vou deixar aqui o meu hahaha), conseguia ler pequenos textos e criar diálogos simples na cabeça, mas quando passava pro assunto texto acadêmico eu me ferrava feio. Como tenho vontade de fazer mestrado um dia, inglês será essencial na minha vida, então fiz a meta de conseguir até o final do ano ler Alice in Wonderland, para futuramente ir para trabalhos científicos.

Como eu não tenho paciência de ficar repetindo o verbo to be pro resto da vida, me arrisquei em algumas dicas que funcionaram bem e vou passar para você aqui.

Copiar músicas em inglês

O meu maior desafio sempre foi a escrita, conseguir casar a pronuncia com a escrita correta da palavra. Comecei com músicas primeiro, peguei o álbum Lover, da Taylor Swift, o site do vagalume e fui passando todas as músicas do álbum pro papel. Depois disso coloquei as músicas para tocar e fui prestando ainda mais atenção na escrita das palavras. Fiz isso também com algumas músicas preferidas minhas (se vocês quiserem crio uma playlist para vocês).

Traduzir livros de contos

Voltando novamente para a escrita, a próxima etapa que segui foi traduzir contos, inclusive estou amando esse livro do Allan Poe que usei para ilustrar a postagem. Essa etapa tem me dado um pouco mais de trabalho, pois copio o conto (para treinar a escrita) e depois sigo traduzindo, orgulhosamente me gabo para vocês que tem parágrafos que não preciso mais traduzir pois consigo entender do começo ao fim.
Procurei o livro na loja da Amazon, caso vocês queiram, e achei esse mega lindo, já quero essa edição em capa dura.

Séries

O maior responsável pela minha base de inglês: assistir series legendadas, mas agora eu compliquei um pouco. Peguei minha série preferida (Friends, assistida mais de dez vezes hahahaha), e coloquei para assistir com áudio e legenda em inglês, o bacana dessa etapa, foi que me esqueci dessa configuração quando fui assistir Jane the Virgen, e na metade do episodio que percebi, vocês nem imaginam minha alegria que foi ter assistido a série assim (e sigo assistindo nessa configuração de linguagem, me achando hahaha)

O que vocês acharam das minhas dicas?
Comecei também um curso para me familiarizar mais com a pronuncia e com a cultura, depois conto mais sobre ele para vocês.

17 Comments

  1. Só pelo fato das dicas incluírem o abandono ao verbo To Be, elas já são muito válidas, haha.
    Minha irmã aprendeu inglês sozinha assistindo séries e filmes, e procurando letras de músicas no idioma. Atualmente ela entende e fala bem, além de assistir qualquer coisa sem nenhuma legenda. Já eu, sou muito boa em entender e ler em inglês, maaaas, quando é pra falar e construir diálogos sou uma negação, mas o fato é que aprender o idioma não é um objetivo na minha vida, então eu relaxei, haha. Mas, posso dizer que suas dicas são muito boas, é uma forma de aprender, sem se estressar, afinal, quem não gosta de assistir a uma boa série né?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu tenho muita vontade de aprender inglês e, é claro, fiquei de olho em suas dicas! Acho que também irei usar essa pandemia, já que só fico em casa mesmo <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei das suas dicas, mas confesso que eu tenho dificuldade de estudar sozinha assim.
    Eu ainda sou de sentar na sala de aula e me obrigar a aprender.
    Isso de ver série em inglês todo mundo falar, mas eu fico concentrada na história e não apresto atenção em nada das palavras em si... Tenho dificuldade infelizmente :(
    Mas que bom que está se saindo bem, boa sorte!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Adorei seu post, estou querendo aprender inglês sozinha e isso vai me ajudar muito. Arrasou <3
    Beijos!

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata, tudo bem?

    Meu maior desafio no inglês é falar. Ler e escutar eu até me viro, mas falar é outros quinhentos (rs...). Atualmente faço aula particular, porque desisti das escolas tradicionais e sempre que posso prático o idioma.

    Ótimas dicas!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o que me ajudou no inglês foi copiar música.. Nossa, eu tinha uma pasta cheia de músicas copiadas. Também assistir série com a legenda em inglês ajuda bastante
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu gostei da dica, vou ver se coloco alguma em pratica, inclusive assistir Friends com a legenda em inglês, porque eu também já assisti mais de 10 vezes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Renata como vai? O inglês é importantíssimo na atualidade. Dicas valiosas as que você deu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Renata.
    Eu sou péssima em inglês. Ensinam por tantos anos na escola e não ensinam nada na verdade. Mas queria saber ler porque tem tantos livros que não lançam por aqui. Que bom que conseguiu e acho que as dicas são ótimas mesmo, já ouvi falar sobre os filmes e séries.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Assistir série com a legenda original é a melhor coisa! Tem me ajudado bastante e faço isso com Gilmore Girls hahaha. Aliás, sempre que escuto falar do Allan Poe, lembro delas hahaha. Enfim, eu tô quase na metade do curso de inglês e acho que, finalmente, to levando a sério. :) Adorei as dicas e vou tentar praticar a de copiar música.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  12. Eu aprendi um pouco de inglês tendo que traduzir algumas coisas, vou ver se faço isso com as músicas <3. Séries legendadas também andou me ajudando. Adorei as dicas :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata,

    Acho que sua dica de séries vai me ajudar muitos rs.
    Vou tentar aqui e mais frente conto se eu melhorei meu inglês enferrujado rs.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu amei demais suas dicas. Nos cursos o que sempre me fazia desistir era o Verb To Be, argh que raiva que eu tinha. Séries realmente são muito boas pra aprender.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  15. Oi Renata,
    Séries para mim, é o que mais ajuda.
    Música também, mas como eu sou aquela que fica sempre na mesma playlist, o que mais me incentiva e ajuda são as séries.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Renata. Tudo bem?
    Músicas e séries definitivamente foram o que me ajudaram muito no inglês.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata!
    EU também faço isso de escreveras músicas, mas geralmente pra espanhol
    É uma ótima oportunidade praticar isso também pra inglês, já quero!
    Eu estava estudando um pouco mais, mas dei uma relaxada esses dias

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir